Alimentação e festas de fim de ano: como nosso organismo reage a tantos exageros?

1. O nosso intestino é formado por vilosidades, que são pequenas projeções em forma de dedos, que ajudam na absorção dos nutrientes.

No lumen intestinal, fica a nossa microbiota, que é uma mistura de microrganismos. Ela possui 3 papéis fundamentais, quais sejam: metabolizar nutrientes, sintetizar vitaminas e ajudar o sistema imune a nos proteger contra patógenos

Portanto, quando exageramos no álcool e na comida, especialmente em alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar, 

pode ocorrer a alteração do equilíbrio da nossa microbiota, o que chamamos de disbiose, a consequência disso é o aumento da permeabilidade intestinal, também conhecido como leaky gut, quando as células do nosso intestino ficam afastadas, diminuindo a capacidade de absorção de toxinas, podendo ocorrer a passagem de substâncias indesejáveis pela barreira intestinal e 

desencadeando sintomas como inchaço, gases, fadiga, dores de cabeça, além de contribuir para uma inflamação local e sistêmica.

2. Para não exagerar tanto, sugiro incluir na ceia uma grande variedade de vegetais e frutas frescos, como uma salada bem variada, com abacate, manga, cenoura, folhas verdes. Usar a criatividade. 

Deixar à mesa muitas frutas para ir beliscando. 

E uma dica que serve para o dia a dia também, é a moranga cortada em fatias bem fininhas e assada no forno com óleo de oliva, sal e orégano. 

Alimentos ricos em fibras e polifenóis, como esses que eu citei, além de serem excelentes para a microbiota, tem efeitos antioxidante e anti-inflamatório.

Em relação à bebida, intercalar com água, para manter o corpo hidratado e não ingerir tanta quantidade de álcool.

3. A melhor forma de se recuperar é ajudar o corpo na detoxificação. 

O intestino, juntamente com o fígado, é um dos principais órgãos que atua na detoxificação e a melhor forma de ajudar na recuperação pós festas é preferindo alimentos com alto teor de fibras fermentáveis, 

O consumo dessas fibras tem o potencial de melhorar a saúde humana. As fermentáveis estão presentes em grãos, frutas, vegetais. Já as fibras solúveis não viscosas, se encontram na alcachofra, alho poró, batata yacon, aspargo, alho e cebola, banana verde e batata cozida.

Quando as bactérias do microbioma se alimentam das fibras que chegam “não digeridas” ao cólon, elas produzem ácidos graxos de cadeia curta, os quais promovem a integridade e melhoram a função do epitélio intestinal e são geralmente anti-inflamatórios, o que promove a manutenção da saúde.

Dessa forma, no período pós festas, dê preferência para uma alimentação da feira, prefira aipim e batata no almoço e jantar para acompanhar a proteína, incluído uma grande variedade de legumes e hortaliças, e nas demais horas do dia opte por frutas com farelo de aveia e ovos.  

Bruna Rangel

Nutrição Inteligente

Deixe um comentário